segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PSI 20 - Índice portugês

O PSI 20 vêm sofrendo uma desvalorização praticamente continua desde Fevereiro deste ano. As perdas chegaram aos +-32% a meio da semana passada.

Nas ultimas 3 semanas os ursos forçaram a quebra da histórica zona de suporte dos 5690/5650 pontos (mínimos do anterior Bear Market). A cotação chegou a negociar abaixo dessa zona, mas não existiu nenhum fecho semanal abaixo desses valores.

gráfico semanal 2003-2011
Apesar do domínio dos ursos ser total, em todos os horizontes temporais, o PSI-20 começa a conseguir equilibrar um pouco as forças. Nos últimos 2 meses, o índice português conseguiu fazer uma divergência positiva entre a cotação e o RSI. Foram 4 lowers lows sempre com  RSI mais alto.

gráfico diário
Esta semana começou com mais uma boa novidade (pequena mas mais um ponto a favor) para os longos. Para além de continuar acima da LTD de muito curto prazo (apesar de não considerar tecnicamente difícil esta ruptura devido à inclinação da mesma), conseguiu inverter os sucessivos lowers highs e lowers lows relativos. Hoje pela primeira vez nos últimos 2 meses alcançou um higher high relativo, ao ter fechado acima dos 5980 pontos. Os volumes têm andado bastante abaixo da sua média, desde que foi atingida a zona de suporte.

Apesar destes factores, não considero ainda tecnicamente interessante o PSI-20 para entradas longas. Existem importantes barreiras para serem derrubadas. Primeiro os +-6360 pontos. Depois o importante teste dos 7000-6000 pontos. Uma zona de resistência bastante ampla, mas a verdadeira barreira a ser derrubada.

Sem comentários: