segunda-feira, 21 de novembro de 2011

BCP - PSI 20 (ticker: BCP)

O BCP leva 7 sessões consecutivas no verde, tendo começado a semana com um dia fantástico, mas igualmente estranho. Atingiu a resistência dos 0,17 e corrigiu fortemente, acabando por fechar abaixo da LTD de médio prazo (começou a ser formada em Maio). O RSI fechou em território neutro e o ADX deu o primeiro sinal verde desde Abril deste ano.


A dimensão de vela de hoje não é nada habitual, o volume bateu novamente o recorde histórico (alcançado no passado dia 11) e acabou por deixar uma (possível) enorme Shooting Star (este padrão de velas pode indicar nova correcção ao movimento ascendente).

É necessário recuar a 28 de Abril de 2010 para encontrar uma situação similar. Nessa altura, existiu igualmente um padrão de velas idêntico, com um enorme volume. O BCP acabou depois por sofrer uma longa lateralização.

gráfico diário 2010-2011
O BCP pode estar realmente a criar muros difíceis de ultrapassar, ficando um enorme espaço para lateralizar. Resistência nos 0,17€ e suporte na zona 0,11-0,097, muito bem sublinhado pelas volumes brutais obtidos neste pontos. A amplitude é enorme entre os extremos (+-70%).

Depois de ter deixado a forte possibilidade de um fundo estar a ser formado (carece de confirmação), deixo agora a hipótese de um longo e abrangente intervalo para lateralizar. Por um lado, parece óbvio um novo teste aos mínimos. Por outro lado, é normal os extremos das velas com a carateristica da sessão de hoje (neste caso o máximo) acabarem por serem testados.
Uma correcção aos últimos dias pode não significar fraqueza dos longos. No entanto, o primeiro sinal de força é dado apenas se os 0,17 forem quebrados consistentemente. Por este motivo eu apenas acho atraente abrir posição longa com a ruptura da resistência (volume forte) e posterior pullback.

Continuo sem qualquer posição aberta no BCP.

Sem comentários: