quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Nasdaq 100 - índice americano

O Nasdaq 100 está a ter uma semana dura para os longos. Depois de ter aberto segunda-feira em interessante gap down, desvalorizou 3,90% nestas 3 ultimas sessões.

gráfico semanal 2008-2011
Se é um pouco frequente o Nasdaq 100 ter gaps no gráfico diário, o mesmo não se passa no gráfico semanal. É necessário recuar a 2008, com o índice em pleno Bear Market, para encontrar um gap destas dimensões. No entanto existe uma substancial diferença. Em 2008 o volume foi enorme (gap de continuação de tendência). No actual isso não se verifica (mesmo tendo em conta o feriado de hoje nos EUA).

O gap de 6 de Outubro de 2008 teve um volume 2/3 acima do seu volume normal, enquanto o de 21 de Novembro de 2011 praticamente na sua média.

Ainda relativamente ao gap de segunda-feira, existe uma interessante curiosidade. Eu vinha fazendo referencia ao gap ainda aberto do dia 10 de Outubro passado, nas minhas anteriores mensagens deste índice. O mais recente gap foi deixado precisamente na mesma zona do passado mês (assinalados com o rectângulo roxo) e muito caprichosamente nos valores máximos do anterior Bull Market.

gráfico diário
A sessão de ontem fechou abaixo dos 2190 (suporte da lateralização do primeiro semestre deste ano), mas isso acaba por não assumir especial relevo. Durante o mês de Agosto e Setembro esse ponto não teve significado. Por sua vez o target do triângulo simétrico foi atingido mesmo no fecho da sessão. A vela deixada ontem não é muito simpática para os longos, mas o volume foi modesto.

O RSI está em valores onde o índice reagiu nos 2 anteriores lowers lows (19 de Agosto e 3 de Outubro), tal como o DX- do indicador tendencial DMI.

Observando mais de perto, um gráfico de 4 horas em CFDs (apesar dos índices americanos não abrirem hoje, os futuros podem ser negociados, logo os CFDs também), existe uma divergência positiva entre o RSI e a cotação (quadrados azuis).

gráfico 4 horas CFDs
Aliás, o DX+ do indicador DMI também atingiu valores ontem onde costuma reagir.

Neste cenário, parece perfeitamente normal o Nasdaq 100 reagir ao movimento descendente e poder fechar o gap acima referido.

A grande questão que se levanta é se será uma mera correcção ou nova inversão de tendência de muito curto prazo. É importante para os longos a cotação regressar acima da zona 2300-2270 pontos. Caso contrario, a zona de suporte dos 2060-2035 pode ser novamente testada.

Sem comentários: