quinta-feira, 10 de março de 2011

Bovespa - Índice brasileiro

Esta é a primeira vez que analiso o Bovespa, por sugestão do Luís R, deixada na mensagem "Análise técnica por sugestão". Infelizmente não é muito profunda. A plataforma onde negoceio não possui este índice na sua base de dados, tal como no ProRealTime.

O Bovespa é dominado pelos touros no longo prazo. De Outubro de 2008 a Abril de 2010 passou dos 29.4 K pontos para os 72.0 K. A valorização foi de +-248%. Brutal!

gráfico semanal 2009-2011
Os touros encontraram uma poderosa zona de resistência entre os 72.0K e os 73.1K pontos. Esta parede provocou uma lateralização desde o inicio de 2010 até a este momento. Isto demonstra, no médio termo, equilíbrio de forças.

Nos últimos 2 meses do ano passado, formou-se uma falling wedge. Ela apenas atingiu aproximadamente metade da sua projecção. Mais uma vez a zona de resistência acalmou os longos, provocando nova desvalorização, relativamente forte.

gráfico diário
No inicio de Fevereiro existiu uma divergência positiva entre o RSI e a cotação. Isto permitiu uma correcção, que parou a +- 50% da queda entre meio de Janeiro e meio de Fevereiro.

Neste momento lateraliza num range apertado, entre os 68.2k e os 66.0K pontos. O target é junto do suporte em caso de quebra para sul, ou perto do anterior máximo relativo no caso de ganharem os longos.

Sem comentários: