sábado, 19 de março de 2011

Dólar índex

O Dólar índex teve a 3ª semana a negociar abaixo da LTA de longo prazo. Desta forma abandonou definitivamente a tendência ascendente. Fechou a semana a perder 1,37 %, fechando nos 75,72 pontos.

gráfico semanal 2008-2011
Os touros estão completamente em risco de se afundarem. Neste momento a cotação está encostada à parte inferior da importante zona de suporte dos 76,14-75,63. Caso esta ceda, os os mínimos de Outubro/Novembro de 2010,nos 74,23, são agora o ultimo bastião dos longos.

Na semana passada a projecção do rectângulo, onde andou a lateralizar em Dezembro e Janeiro, foi alcançada. Esta semana abriu em ligeiro gap down e nas ultimas duas sessões os ursos demonstraram força para a ultrapassar.

gráfico diário
Neste momento parece que o Dolar Index quer atingir a projecção da bandeira. Esta coincide com o que designei como "ultimo bastião dos longos".  Ainda por cima existe uma LTD, de curto prazo, a dar uma grnade ajuda.

Parece que ainda existe espaço para mais quedas. O principal peso pesado deste índice, o par euro-dólar (57,6%), ainda têm algum espaço para uma importante zona de resistência. Nos últimos 3 anos, sempre que o RSI tocou nos 30 pontos (gráfico semanal) o Dólar índex reagiu. Este está perto destes valores mas ainda têm alguma folga.

Para terminar uma referência importante. Se esta zona de suporte não aguentar, considero que a tendência primária fica abandonada em definitivo, depois da tendência ascendente já ter terminado.

Sem comentários: