quinta-feira, 17 de março de 2011

Nasdaq 100

O Nasdaq 100 andou várias semanas a negociar acima dos máximos de 2007. Em meados de Fevereiro os longos começaram a dar sinais de cansaço. Os acontecimentos da semana passada no Japão precipitaram uma correcção algo anunciada, mas mais violenta.

Desde o máximo de 16 de Fevereiro, nos 2403 pontos, já corrigiu +-9 % ou 214 pontos.

gráfico semanal 2001-2011
A correcção que se está assistir está a ser muito rápida. No entanto, a tendência primária ascendente (longo prazo) não está minimamente em causa. Na minha opinião, isso só se coloca abaixo dos 2060 pontos e quebra da LTA, que neste momento está nos +- 1960 pontos.

gráfico diário
Ontem foi atingido e ligeiramente ultrapassado o target do triângulo simétrico (colocado nas ultimas 2 analises que fiz a este índice) quebrado no passado dia 10. Faço referencia ao gráfico do cash. Nos CFDs existe uma ligeira diferença e mais ruído.

gráfico 2 horas cash
No últimos dias tenho negociado bastante em day trade. Têm sido interessante. A volatilidade ajuda. O nasdaq 100 vêm reagindo muito bem a linhas de tendência, suportes, resistências e padrões de figuras. Deixo aqui um gráfico de 30 minutos de CFD, que exemplifica muito bem o que referi.

gráfico 30 minutos CFD
Esta semana o Nasdaq 100 têm vindo a evoluir dentro de um canal descendente. Neste momento está a negociar junto à linha superior.

Os touros para quebrarem esta trajetória descendente de muito curto prazo, têm várias barreiras:
  • a LTD, que neste momento parece estar a acontecer
  • a linha superior da possível rising wedge , que está a coincidir com
  • a resistência dos +- 2238 pontos
  • outra LTD nos 2070 pontos

gráfico 15 minutos CFD
A projecção desta figura é de 34 pontos, o que atira o target 2186 pontos. Entrei curto nos 2235 pontos. A quebra da linha inferior da figura permite um reforço.

Sem comentários: