sexta-feira, 18 de março de 2011

Euro - Dólar

O par Euro-Dólar começou esta semana a confirmar a quebra da linha descente do triângulo simétrico para norte. Durante os primeiros 3 dias ainda andou a negociar perto dela, mas ontem os touros voltaram a mostrar a sua força, confirmada hoje.

Observando o gráfico semanal, encontro novo obstáculo a esta caminhada, situada entre os 1,436 e os 1,421. Dentro desta zona temos também uma linha descendente que une os máximos de 2008 e 2009.

gráfico semanal 2008-2011
A valorização deste par vêm sendo sustentada por uma LTA desde Fevereiro. No entanto existe uma possível figura a atrapalhar esta escalada dos longos: uma rising wedge. Considero que este facto (ser bem observada no gráfico diário) torna esta figura bastante consistente e perigosa para os longos.

gráfico diário
A projecção desta figura é brutal:  +- 490 pips. Isto atira o target, neste momento, para os 1,336.

gráfico 4 horas
Hoje está a negociar junto à linha superior da cunha. Entretanto, a divergência negativa entre a cotação e o RSI que parecia estar a ser formada desapareceu durante esta manhã.

Está muito tentador entrar curto neste ponto. Porém as recentes intervenções de diferentes bancos centrais, durante as ultimas 2 madrugadas, colocam-me desconfiado e sem vontade de entrar.

Sem comentários: