domingo, 10 de abril de 2011

Euro - Dólar

Impressionante a força dos touros neste par. Após 6 dias encostado na zona de resistência, entre os 1,436 e os 1,421, furou cheio de momentum. A linha descendente de muito longo prazo, que vinha referindo nas anteriores mensagens, não provocou qualquer abrandamento.

Até onde pode ir esta pujança? A julgar pelo ultimo dia...não existe limites! Têm agora por perto a zona dos 1,462-1,457 e depois 1,482 e os máximos de 2009 nos 1,514. Ambas assinaladas no gráfico semanal a verde.

gráfico semanal 2007-2011
Desde Fevereiro deste ano a cotação vinha evoluindo dentro de uma canal ascendente. Na ultima sessão desta semana, acabou por fechar acima da linha superior. Desta forma deixa de ser viável negociar com base nele, mas é bem elucidativo da fúria dos touros.

Se observarmos o seu gráfico diário, desde o inicio de 2009, o EurUsd vive claramente o seu 2 Bull Market. No anterior, que durou de Março a  Dezembro de 2009 (10 meses), sempre que o RSI superou a barreira dos 70 pontos sofreu correcções. No actual ciclo (leva 10 meses) isso acabou por acontecer, mas na 2º vez ainda subiu bastantes pips. Ontem fechou com o RSI acima dos 70 pontos. Quer dizer algo? Para abrir posições não, mas pode significar uma correcção para breve. Pelo menos um pullback aos 1,42x.


gráfico diário 2009-2011
Na minha anterior mensagem ( no passado dia 6) escrevi:
  • Nos últimos dias do mês de Março começou a ser formado um possível triângulo ascendente (assinalado a cor azul no gráfico 4 horas), com projecção de +-240 pips. Esta madrugada, a resistência desta figura foi quebrada. O target está nos 1,448!
Passado 2 dias acabou a semana encostado nele! Fenomenal!

gráfico 4 horas

Resumindo: a força dos touros é fantástica e não existe nenhum sinal, em qualquer time frame, de que ele pode abrandar. Quem está longo não têm nenhum motivo para fechar posições. No entanto, penso ser perfeitamente normal existir uma correcção em breve.

Neste momento assisto de fora. Abrir uma posição longa com um movimento assim esticado pode ser fatal. Mas abrir curtos pode ser ainda mais para a carteira. Portanto assisto de fora, à espera de novos sinais.

Sem comentários: