sábado, 9 de abril de 2011

Dólar índex

Impressionante a força dos ursos no Dólar Index. Fechou a semana a desvalorizar 1,29 %, perdendo 0,97 pontos. Desta forma aproxima-se rapidamente do próximo suporte nos 74,23, mínimo de 2009.

gráfico semanal 2008-2011
Sinceramente surpreende este romper da zona de suporte onde estava a negociar. Eram várias barreiras de defesa dos longos: zona de suporte, divergência positiva no gráfico semanal, a falling wedge que teve até um falso break a semana passada. Nada disto teve peso suficiente.

Assim, continua a sucessão de lowers higs e lowers lows. São já 4 minimos mais baixos e 3 máximos mais baixos.

gráfico diário
A validade técnica da figura assinalada a vermelha começa a ficar no limite da sua validade temporal. A cotação está muito próxima da sua linha inferior, o que pode servir de mola para um ressalto e consequente activação. Mas com toda esta força de gravidade...

A amplitude da vela de ontem, é das maiores desde que Janeiro deste ano começaram as quedas. Curiosamente, os touros utilizam este facto como argumento a seu favor. Dizem eles que este deve ser o ultimo esticão, caracteristico do fim de um ciclo. Até pode ser, mas será necessaria outra vela verde, já na próxima sessão, de caracteristicas idênticas. Este tipo de argumentos e visão costuma ser o combustível da força contraria. É tentar acertar em fundos...que por vezes, muito raramente, até corre bem.

Para terminar deixo a evolução semanal das 6 moedas que compõem o cabaz do dólar índex:
  • EurUsd (57,6% de peso nesse índice) valorizou 1,74%
  • UsdJpy (13,6%) fechou a semana a ganhar 0,75%,
  • GbpUsd (11,9%) ganhou 1,68%,
  • UsdCad (9,1%) perdeu 0,84%,
  • UsdSek (4,2%) perdeu 1,37%
  • UsdChf (3,6) perdeu 1,80%
O Dólar acabou praticamente a perder em toda alinha. Apenas no par com o Iene valorizou.

Sem comentários: