quinta-feira, 7 de abril de 2011

Nasdaq 100

O Nasdaq 100 andou várias semanas a negociar acima dos máximos de 2007. Em meados de Fevereiro os longos começaram a dar sinais de cansaço. Os acontecimentos do passado mês no Japão, precipitaram uma correcção algo anunciada, mas mais violenta.

A Zona de suporte dos 2239 (máximos de 2007) e os 2195 pontos aguentaram essa queda.

gráfico semanal 2007-2011
Este movimento descendente não colocou em perigo a tendência ascendente primária. Enquanto o índice negociar acima dos 2060 pontos e/ou da LTa de longo prazo, neste momento nos 1980, os touros dominam nesse horizonte temporal, tal como no médio prazo.

gráfico diário
Relativamente ao curto prazo os ursos dominam. Apesar de no passado dia 30 de Março, a LTD com apenas 1 mês de existência ter sido quebrada, o Nasdaq 100 ainda não consegui fazer novo higher high relativo. Aliás, neste momento leva 3 lowers highs relativos consecutivos. Isto demonstra, pelo menos, fraqueza dos longos. Curiosamente isto não se passa no S&P 500, que vêm negociando muito próximo dos máximos de Fevereiro.
gráfico diário
Observando muito mais de perto, o gráfico de 1 hora do cash, temos uma possível bandeira em formação. A sua projecção é de 67 pontos, o que atira o target para os 2387 pontos, valor muito próximo dos máximos anuais.

gráfico 1 hora cash
Para ajudar também os longos, existe uma LTA. A quebra desta, pode alterar um pouco o domínio deles nos últimos dias, colocando de certa forma em causa a assinalada bandeira.

Sem comentários: