sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sonae Industria - PSI 20 (ticker: SONI)

Esta é a primeira vez que analiso a Sonae Industria neste blog, por sugestão do leitor Pedro, deixada na mensagem "Análise técnica por sugestão".

Não vou poder fazer uma analise muito profunda. Quer a minha plataforma, quer o ProRealTime, apenas têm o seu historial desde 2006. Normalmente quando apresento pela primeira vez uma cotada, gosto de apresentar toda a sua historia.

A Sonae Industria pertence à Industry Industrials, Supersector e Sector Construction & Materials e Subsector Building Materials & Fixtures.

No pico do seu anterior Bull Market, em Junho de 2007, ela valia 11,04 €. Em Março de 2009, após ter desvalorizado +-90%, valia apenas 1,152€!

gráfico semanal 2006-2011
Com os mercados a recuperarem das violentas quedas, a SONI acompanha esse movimento até aos 2,84. Neste ponto fica marcado uma dura resistência, que continua por superar. Apesar desta recuperação, os touros nunca assumiram o comando no longo prazo. Aliás, os ursos dominam em todos os horizontes temporais.

A médio prazo existe uma LTD, que demonstra bem o poder dos curtos.

gráfico diário
Quando em Novembro de 2010, a cotação quebrou a importante zona de suporte, entre os 2,00 e os 1,97, estava aberta a porta para nova visita a valores perto dos mínimos de 2009. Neste momento, está na ultima barreira de defesa dos longos, nos 1,51.

A queda desde 17 de Fevereiro têm sido muito violenta, praticamente sem tréguas por parte dos ursos. Os volumes vinham sendo, apesar de tudo, abaixo da sua média. O contacto com o suporte provocou uma interessante reacção, bem demonstrado pela quantidade de transacções efectuadas nesse dia.

gráfico diário
Apesar deste cenário muito negro para os longos, encontro um factor que se pode revelar aliado dos touros para as próximas sessões. É possível identificar uma divergência positiva entre a cotação e o RSI, nos recentes  2 toques aos 1,519. Para a confirmação, seria importante fazer rapidamente um higher high, isto é, fazer um fecho acima dos 1,637.

Em cotadas com este aspecto gráfico, não tenho qualquer vontade de entrar longo. Para mim, só fica interessante entrar quando existirem vários sinais de força. O primeiro passo já referi, o segundo seria ela estabilizar acima dos 1,68. O derradeira seria a quebra dos  2,00/1,97 e a LTD.

Em algumas situações idênticas confesso que já arrisquei entrar longo. Neste caso concreto, esta divergência até me podia tentar entrar numa perspectiva muito apertada. Stop logo abaixo dos 1,518, take profit com objectivos quase diários e ir subindo. Nos casos mais recentes em que arrisquei, o saldo ficou nulo. Tive lucro uma vez (DELL) mas na outra o stop foi disparado (CSCO). Conclusão: o melhor é mesmo aguardar por vários sinais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei da análise ;)
Pensei que agora fosse favorável uma entrada uma vez que esta cotada está muito penalisada e tem bastante mercado nos USA, que mostra um SP500 com aspeto bulish... Daí que estivesse a pensar entrar, mas estou com algum receio. Ainda mais depois de ver o gráfico que coloca Paubo...

Obrigado pela análise. abraço

Pedro