quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dólar - Franco Suíço

O par  Dólar - Franco Suíço continua a sua longa caminhada descendente.

O inicio deste ano começou com uma lateralização entre os 0,978 e os 0,932. Quando este rectângulo foi quebrado para sul, ficou traçado o destino para os próximos meses.

gráfico diário
No inicio de Março faz uma bandeira. Esta levou os 0,932 a serem testados. Os touros não conseguiram furar esse ponto, sendo atingido o target da referida figura na altura dos graves acontecimentos do Japão.

A violência da queda originou novo pullback à agora resistência dos 0,932. Este movimento originou nova bandeira, mais ampla, com uma projecção de +- 920 pips, o que atirava o target para os +-0,840.

gráfico diário
No passado dia 4 foram atingidos os 0,855, um pouco afastado do target. O RSI ficou bastante sobrevendido, sendo o terceiro valor mais baixo da sua historia. A reacção dos touros nestas circunstâncias é perfeitamente normal.

Nos últimos dias andou a lateralizar entre os +-0,8811 e os +-0,8705. A projecção deste rectângulo é de 106 pips, o que atira o target para os +-0,892.

gráfico 4 horas
Relativamente próximo do target existe a LTA de curto prazo (bem visível no gráfico diário), neste momento nos 0,898.

A grande questão que se coloca neste momento, é saber se estamos perante uma natural correcção, ou os longos estão a mostrar força suficiente para inverter esta tendência de curto prazo? O primeiro sinal para esta demonstração será a quebra da referida LTA. A segunda será o regresso acima dos longínquos 0,932.

Confesso que me surpreendeu esta quebra para norte do rectângulo. Existia uma divergência negativa entre a cotação e o RSI. Este facto não deixa de ser uma demonstração de força dos longos...

Sem comentários: