sábado, 14 de maio de 2011

Dólar índex

O Dólar índex teve a segunda semana consecutiva com interessante valorização. Cresceu 1,15%, tendo fechado a semana dentro da zona de resistência dos 76,14-75,63.

gráfico semanal 2008-2011
Começou as primeiras sessões da semana encostado à LTD de curto prazo. Na quarta-feira quebra forte a mesma.

A força dos touros está a surpreender. O momentum está a ser muito forte. Em apenas 2 semanas desfez o trabalho realizado pelos ursos de 4 semanas. Penso ser normal existir uma pequena correcção dentro desta zona de resistência. Se isto é suficiente para abrir posições curtas? Não, porque devido ao referido momentum, os indicadores com grande margem de crescimento, parece ainda existir muito espaço para o USD subir. No caso de a cotação regressar abaixo dos +-74,50, é dado novo sinal de perda de força dos longos.

gráfico diário
Começam a surgir rumores, de um aumento superior ao esperado, da taxa de inflação nos EUA. Isto pode levar a aumentar a taxa de juro base, mais cedo do que o esperado. Esta questão costuma levar o dólar a valorizar. Se este factor influencia a minha forma de negociar? Não, porque para as minhas entradas/saídas de posições apenas são baseadas em analise técnica, através da leitura dos gráficos.

Para terminar, como habitualmente, deixo a evolução semanal das 6 moedas que compõem o cabaz do dólar índex:
  • EurUsd (57,6% de peso nesse índice) desvalorizou 1,38%!
  • UsdJpy (13,6%) fechou a semana a ganhar 0,21% ,
  • GbpUsd (11,9%) perdeu 1,13%,
  • UsdCad (9,1%) ganhou 0,16%,
  • UsdSek (4,2%) ganhou 1,29%!
  • UsdChf (3,6) ganhou 1,45%
Apesar do dólar ter valorizado em todos os pares, ficou praticamente neutro com o Iene e o Dólar Canadiano.

Sem comentários: