segunda-feira, 6 de junho de 2011

S&P 500

O S&P 500 leva 5 semanas consecutivas a desvalorizar. É necessário recuar a Junho-Julho de 2008 para se encontrar uma situação semelhante. No entanto, o principal índice americano perdeu "apenas" +- 5,3% ou +-72 pontos, algo perfeitamente normal e que não significa alteração da tendência ascendente no médio e longo prazo.

gráfico semanal 2007-2011
A semana passada foi algo curiosa. A semana começou com os touros a demonstram força, ao conseguirem quebrar o canal descendente que vinha orientando a cotação desde o fim de Abril. Mas encerrou abaixo da linha inferior do mesmo. Muito perto está o suporte formado neste ano de 2011, nos 1294 pontos.

Considero importante para os touros conseguirem aguentar este ponto. Caso ele seja quebrado, fica formado novo lower low, que coloca a tendência de curto prazo descendente. Este é sem duvida o ponto a vigiar, para se perceber o que pode acontecer nos próximos dias.

gráfico diário
A quebra dos 1294 pontos vai permitir aos ursos levarem a cotação novamente aos mínimos alcançados em Março deste ano. Aqui fica a fronteira, entre os 1249 e os 1227 pontos da tendência de médio prazo.

Observando um gráfico de 4 horas dos CFDs é possível ver a cotação neste momento a negociar junto do suporte, com o RSI bastante sobrevendido.

gráfico 4 horas CFD

Por este motivo acabei de abrir uma posição longa. Stop nos 1282 pontos e take profit nos 1322. Confesso que considero bastante ambicioso este profit, por isso metade será vendido nos 1305, subindo nessa situação o stop para o valor de entrada.

Sem comentários: