domingo, 4 de setembro de 2011

DAX 30 - Índice alemão

O DAX 30 vinha sendo o farol dos índices europeus na subida desde Março de 2009. Depois de 3 tentativas para quebrar a zona de resistência dos +-7600-7500, os touros perderam força. Os 7100 pontos ainda aguentaram um pouco a desilusão dos longos, mas quando foram quebrados o índice desvalorizou +-28%, perdendo +-960 pontos em apenas 3 semanas.

A histórica zona de suporte dos 5335-5150 pontos conseguiu parar a violenta queda.

gráfico semanal 2000-2011
Surpreendeu completamente a dimensão e a brutalidade desta queda. O importante (suposto...) suporte dos 6340 pontos foram ultrapassados sem qualquer problema. Este ponto era bastante importante para o Bull Market do DAX continuar. Assim desta forma considero que o mesmo terminou. Apesar de tudo a tendência de longo prazo está neutra, a de médio e curto prazo é claramente descendente.

gráfico semanal 2008-2011
Confesso que continuo muito surpreendido com a gritante falta de força do principal índice de referencia europeu. Esperava uma reacção dos touros mais forte do que existiu nos últimos dias. Durante o mês de Agosto ficou formada uma divergência positiva da cotação com o RSI. Pensei que a correcção a este movimento descendente pudesse atingir facilmente os +-6350 pontos. Ficou muito longe...

Neste momento parece estar a ser formado um Pennant, o que pode significar novas quedas. A projecção é enorme, o que atira o target para valores muito próximos dos mínimos de 2009.

gráfico diário
Não tenho qualquer posição aberta no Dax. Pondero ficar curto na quebra da linha inferior ascendente do galhaderte. No entanto, vou apertar um pouco o stop. A zona de suporte dos 5335-5150 pontos é forte, o que pode levar o índice a lateralizar. Aliás, a divergência positiva acima referida pode continuar a existir. Confesso que este é o cenário que considero mais provável. Pelo menos nos próximos dias. A sessão de sexta-feira abriu em ligeiro gap down. Eles têm sido todos fechados passados poucos dias. Tal como se verificou com o deixado na passada segunda-feira.

Neste momento apenas considero razoável pensar em posições longas acima dos 6340.

Sem comentários: