sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Euro - Dólar (ticker: EURUSD)

Nas minhas ultimas mensagens do EurUsd, referi a falta de novidades na evolução deste cross. Esta semana começou por testar a zona de suporte entre os 1,403 e os 1,397. Ontem foi quebrada, terminando com 11 semanas consecutivas a negociar dentro do range 1,455 e os 1,403.

gráfico semanal 2007-2011
Volto a referir ser necessário recuar ao indico de 2008, quando o cross atingiu máximos históricos, para observar uma idêntica lateralização.

A quebra da zona de suporte era algo esperado, depois de 6 sessões consecutivas no vermelho. Apenas em Dezembro de 2008 e em Abril de 2009 teve idêntico comportamento. Este facto transformou o equilíbrio de forças oscilatórias em forte tendência descendente.

Hoje está a negociar dentro de uma forte zona de suporte, que eu considero muito importante. Esta é a fronteira, o ponto neutro. Caso seja quebrada, considero o final do actual Bull Market ou pelo menos um significativo sinal do mesmo.

gráfico diário
O derradeiro sinal ou ponto vital para os longos está nos +-1,344. Curiosamente está valor está muito próximo da projecção do rectângulo, de +-570 pips, onde andou a lateralizar nas ultimas semanas. O target dessa figura é atira para os +-1,34.

Apesar desta forte tendência descendente, considero normal o cross respirar um pouco junto destes valores, mas sem grandes intervalos e por pouco tempo. Mesmo nos momentos de forte tendência, o EurUsd quando começa a ficar com o RSI sobrevendido ou sobrecomprado costuma reagir, principalmente no gráfico semanal. No gráfico diário ele está quase a tocar nos 30, mas no semanal ainda está distantes desses valores.

Observando mais de perto, em gráficos de 4 e 1 hora, continua a não existir nenhuma figura padrão que denuncie algo diferente da big picture. Existe uma LTD no gráfico horário, com 1 mês de existência,  com uma forte inclinação.

gráfico 1 hora
No actual cenário, considero abrir posições longas bastante arriscado. Pelo menos para objectivos mais alargados. Não é muito saudável no mercado cambial ir contra as fortes tendências, sem qualquer sinal contrario, como por exemplo, uma figura técnica ou uma divergência em time frames mais curtos.

Eu estou curto e pretendo reforçar. Ou na quebra do mínimo de hoje ou algures nos 1,39.

Sem comentários: