terça-feira, 6 de setembro de 2011

Nasdaq 100 - índice americano

O Nasdaq 100 é o índice ocidental que acompanho mais equilibrado e que continua claramente em Bull Market.

Entre Fevereiro e Julho andou a lateralização num amplo intervalo, entre os +-2419 e os +-2190. No inicio de Agosto o suporte desse rectângulo foi quebrado, tendo desvalorizado +-16,50% desde o máximo alcançado no dia 26 de Julho.

gráfico semanal 2007-2011
O target do rectângulo estava nos +-1960, mas não foi alcançado. A histórica zona de suporte dos 2060 e os 2035 conseguiram aguentar a pressão dos ursos. Um interessante e mesmo importante sinal de força dos touros. Desta forma considero a tendência de longo prazo ainda ascendente, enquanto a médio e curto prazo descendente.

Existe mais um aspecto que quero realçar. Eu utilizo sempre escala logarítmica nos gráficos diário e semanal, mas por vezes gosto de observar os mesmos em escala linear. Neste caso existe uma interessante diferença. Na minha escala preferida a LTA de longo prazo foi quebrada. Na linear ainda ela ainda se encontra perfeitamente válida. Neste momento está nos +-2060, portanto encostada à zona de suporte. Fica o respectivo gráfico. Confesso a minha curiosidade para ver como se vai comportar em nova aproximação (não pondero utilizar para efeitos de abertura de posições)...

gráfico semanal 2007-2011
Uma última referência ao gráfico semanal. Pode ter deixado ficar um Gravestone Doji, que pode implicar uma correcção fraca a moderada. Neste caso a zona de suporte deve ser novamente testada.

Observando o gráfico diário, o Nasdaq 100 fez uma divergência positiva durante o mês de Agosto entre o RSI e a cotação. Este facto levou a cotação novamente para junto da agora zona de resistência dos 2265-2255 pontos.

gráfico diário
Existe um dado curioso e bastante interessante. No Nasdaq 100 é relativamente normal existirem gaps. Desde Outubro de 2010 eles foram todos fechados, mais cedo ou mais tarde. Foram +-14 até quinta-feira ...Observando os futuros neste momento tudo aponta para mais um gap down...para ser fechado em breve?

Este é o único índice onde ainda me sinto tentado a abrir posições longas, na actual conjuntura. Apenas espero uma nova visita à zona de suporte (com o stop um pouco apertado).

Sem comentários: