sábado, 19 de novembro de 2011

Industrys S&P 500

O S&P 500 fechou a semana ligeiramente abaixo da zona de suporte dos 1227-1220 pontos. Este facto coloca bastante pressão do lado longo e pode indicar mais quedas.

gráfico semanal 2009-2011
Num ponto chave como este, importa perceber quais são as Industrys que estão a colocar mais pressão ao índice e quais as que podem ajudar.
Assim vou  fazer uma ronda pelas 7 principais Industrys (das 10 que compõem o índice), deixando uma visão diferente e mais segmentada. Desta forma, tento perceber se ele pode estar num ponto de ruptura efectiva, ou se pelo contrario existe espaço para os touros continuarem a sorrir. No fundo é uma forma complementar de analise.

Industry Technology (19,62% market value). A Industry que mais Market Value vem constistando.
Esteve 4 semanas consecutivas a negociar juntos dos 695 pontos, máximos do anterior Bull Market e inicio da zona de resistência,mas não os conseguindo superar. Quinta-feira quebrou a linha ascendente de um possível triângulo ascendente e ontem fechou junto de um recente suporte. Caso este aguente, fica confirmado um rectângulo de lateralização com uma amplitude de 5%. A sua quebra pode implicar uma queda dentro desses valores.

gráfico semanal 2007-2011
gráfico diário
Industry Financials (13,36%). Ao contrario da anterior Industry analisada, vêm perdendo bastante market value nas ultimas semanas, diminuindo assim o seu peso no S&P 500.
Esta semana fechou abaixo do importante suporte dos 240 pontos. Activou o pequeno triângulo descendente que vinha formando no gráfico diário. O target dele é junto dos mínimos de Setembro passado.

gráfico semanal 2008-2011
gráfico diário
Industry Oil & Gás (12,78%). Esta Industry vem mantendo o seu Market Value constante nos últimos meses.
Também andou algumas semanas a tentar superar a resistência dos +-620 pontos, mas não teve êxito. Está no meio caminho entre a referida resistência e o próximo suporte. A amplitude destes extremos é de 10% o que significa um potencial de 5% para queda ou recuperação.

gráfico semanal 2008-2011
gráfico diário
Industry Health Care (11,58%). Esta Industry vem mantendo o seu Market Value constante nos últimos meses.
No entanto, é a Industry que apresenta um aspecto técnico mais fragilizado. No gráfico semanal pode estar a formar uma Bear Flag. A sua projecção é enorme e atira o target para valores junto dos mínimos de 2009. Nos últimos dias activou um pequeno triângulo descendente. Muita prudência na abertura de posições longas em cotadas desta Industry...

gráfico semanal 2007-2011
gráfico diário
Industry Consumer Services (11,40%) Vem mantendo constante o seu Market Value nos últimos meses.
 Esteve 4 semanas consecutivas a negociar juntos 265 pontos (máximos do anterior Bull Market), não os conseguindo superar. Vinha formando um pequeno triângulo simétrico, quebrado para sul na quinta-feira. No entanto fechou a semana acima de um suporte intermédio. A Industry com melhor aspecto técnico para os longos, mas muito importante este suporte não ser quebrado.

gráfico semanal 2007-2011
gráfico diário
Industry Cnsumer Goods (10,66%) Vem mantendo constante o seu Market Value nos últimos meses.
Vinha sendo umas das Industry mais interessantes nesta recuperação do mercado. No entanto, desde o final de Outubro vem formando um pequeno triângulo descendente. Ontem fechou junto do seu suporte. Caso este quebre tem um potencial de queda aproximado de 5%.

gráfico semanal 2007-2011
gráfico diário
Industry Industrials (10,64%) O seu Market vem diminuindo e foi a Industry que mais lugares desceu no ranking.
Vem apresentado um equilíbrio de forças nas ultimas semanas e ontem fechou praticamente encostada ao importante suporte dos 300 pontos. No entanto, na quinta-feira quebrou a linha inferior do Pennant que vinha formando. Importante para os touros os 300-295 pontos não cederem.

gráfico semanal 2007-2011
gráfico diário
Resumindo: existem 4 Industrys encostadas a suportes, 2 a negociar já abaixo dos seus suportes e com triângulos descendentes activados e 1 a meio caminho entre resistência e suporte. Desta forma, os suportes das 4 Industry acima referidas são cruciais para os longos.

É das Industry Techology, Consumer Services e Goods e Industrial que pode vir uma ajuda importante para os longos. Por sua vez, a Finnncials e Health Care jogam a favor dos curtos.

Basicamente esta diferente abordagem ao S&P 500 leva a uma leitura idêntica. Os +-1220 pontos são mesmo um ponto fundamental. A sua quebra pode originar um movimento brusco descendente.

Sem comentários: