quarta-feira, 16 de novembro de 2011

S&P 500 - índice americano

O S&P 500 não apresenta qualquer novidade, relativamente à minha ultima mensagem, na Big Picture (gráfico semanal).

O índice continua a negociar acima da negociar acima se suporte dos 1227-1219 pontos. Assim, mantém a tendência de muito longo prazo descendente (desde 2007), a tendência de longo prazo ascendente, a médio prazo neutra e curto prazo ascendente.

gráfico semanal 2007-2011
Observando o gráfico diário, existe um interessante equilíbrio, desde o dia 28 de Outubro. Este facto é muito bem demonstrado por um possível Pennant. Não refiro triângulo simétrico neste time frame devido às suas caracteristicas (muito bem explicado no link). Esta figura, em caso de confirmação, é arrasadora para os ursos. A sua projecção é de 175 pontos (considero o inicio do mastro no suporte dos 1120), o que atira o target para os 1395 pontos (novos máximos)!

Os indicadores técnicos oscilatórios estão ligeiramente bullish tal como os tendenciais. O volume vem diminuindo durante a formação da possível figura acima referida. Estes factores acabam por reforçar este cenário.

gráfico diário
Observando mais de perto, os gráficos de 4 e 1 hora em CFDs e cash, continua a existir 2 possíveis figuras padrão. O cash apresenta, como acima referi, o possível Pennant (na anterior mensagem referi um triângulo simétrico, mas esgotou o seu prazo temporal)

Nos CFDs (produto baseado nos movimentos dos futuros deste índice) continua válido o possível triângulo descendente com 70 pontos de projecção. O seu target vai para os 1150 pontos.

gráfico CFDs 4 horas
Para terminar deixo uma curiosidade. Das 7 principais Industrys que compõem este índice (as de maior market value), 3 apresentam possíveis Pennants, 3 possíveis triângulos descendentes e 1 possível triângulo ascendente (Technology).

Este tipo de analise implica uma maior disponibilidade de tempo. Vou tentar deixar esta diferente visão ao S&P 500 até ao final desta semana.

Sem comentários: