quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Nasdaq 100 - índice americano

O Nasdaq 100 continua a negociar acima do máximo do anterior Bull Market e ligeiramente abaixo do actual.

A big picture é bem elucidativa da tendência ascendente de longo e curto prazo. Durante o este ano, este índice vem lateralizando, apesar de todas as turbulências económicas e/ou politicas no mundo ocidental.

gráfico semanal 2007-2011
No final do mês de Outubro e inicio do corrente mês o Nasdaq 100 teve a 4ª aproximação à zona de resistência dos 2440-2417 pontos criada durante este ano.

Tal como o S&P 500 (analisado ontem), este índice vem sofrendo uma interessante indefinição deste o final de Outubro. Este equilíbrio de forças pode estar a formar um triângulo simétrico (no S&P 500 referi um Pennant). A projecção desta figura é de 130 pontos, o que atira o target para os 2165 pontos caso seja quebrado para baixo.

gráfico diário
Caso este triângulo seja activado para sul (normalmente estes triangulos são quebrados a favor de tendência, mas...), o gap ainda aberto (10 de Outubro) pode vir a ser fechado. Como venho fazendo referencia nas anteriores mensagens deste índice, todos os gaps desde Setembro de 2010  foram fechados.

Observando mais de perto, o gráfico de 4 horas em CFDs (produto baseado nos movimentos dos futuros deste índice), o Nasdaq 100 durante esta manhã já testou a linha inferior ascendente do referido triângulo e ao mesmo tempo o topo da zona de suporte dos 2292-2271 reagindo bem.

gráfico 4 horas CFDs
Neste momento existem alguns factores que podem puxar a cotação para norte. No gráfico de 1 hora a ultima vela deixada foi um Hammer, em time frames mais pequenos, como por exemplo em 30 minutos, existe uma divergência positiva entre o RSI e a cotação. O ADX+ está em valores onde têm invertido nos últimos dias.
gráfico 30 minutos CFDs
No entanto existe algo que pode perturbar os longos: um possível triângulo descendente neste ultimo gráfico.

Sem comentários: