segunda-feira, 23 de maio de 2011

Nasdaq 100

O Nasdaq 100 está numa situação técnica interessante. Na passada segunda-feira, o suporte do rectângulo onde andou a negociar durante a 1ª quinzena de Março foi quebrado. Isto marcou os acontecimentos do resto da semana.

gráfico diário
Na quinta-feira veio testar esse suporte dos 2368 pontos, num clássico pullback, e voltou a cair.

Hoje de madrugada os futuros do Nasdaq 100 abriram em gap down. Esta manhâ o target do rectângulo já foi atingido, em CFDs.

gráfico 2 horas CFDs
Considero normal nestes valores os ursos aliviarem a pressão. O RSI está sobrevendido e existe mesmo uma divergência positiva entre ele e a cotação, relativamente ao anterior mínimo do dia 17.

Até onde pode chegar essa correcção? Eu estou curto no Nasdaq 100. Espero reforçar, com uma pequena posição, perto dos 2340 pontos. Na quebra dos 2320 também reforço.

O ponto a vigiar para uma possível inversão da tendência descendente, de muito curto prazo, são os 2367 pontos (agora resistência).

Caso a linha ascendente que tracei no gráfico diário do cash seja quebrada, que hoje está nos 2323, e/ou os 2320 pontos (recente suporte), permite aos ursos assumirem novamente o (forte)  poder no curto prazo.

No Nasdaq 100 existem com alguma frequência aberturas com gaps. Por este motivo não atribuo muito significado a eles, excepto quando têm alguma dimensão. O que foi deixado no passado dia 20 de Abril é grande, e ainda não foi fechado. Isto sucede apenas nos 2307 pontos...

Sem comentários: