quinta-feira, 26 de maio de 2011

Portugal Telecom - PSI 20 (ticker: PTC)

A Portugal Telecom depois de ter vendido a posição da Vivo, vêm vivendo um grande equilíbrio de forças durante o ano de 2011.

Os constante lowers higs e highers lows permitiu formar um triângulo simétrico, onde andou a negociar de Dezembro de 2010 até ao dia 10 de Maio. Os volumes foram constantemente fracos, abaixo da sua média.

A projecção deste triângulo é de 1,07 €, o que atira o target para os 9,67. Curiosamente este valor permite fechar o enorme gap ainda aberto.

gráfico diário
Eu acabo por não estou muito confiante com a força dos touros. A quebra da linha descendente do triângulo não teve grande volume e foi conseguido no limite da sua validade temporal (talvez tenha excedido mesmo a regra do 1/4). Ao encontrar a resistência dos 8,80 formou uma ligeira divergência negativa entre o RSI e a cotação. Isto permitiu um pullback à linha quebrada do triângulo.

Ontem formou um Hammer, que podia servir de ajuda para quebrar os 8,80. Hoje tocou nesse valor e recuou.

Perante este cenário, não considero atraente abrir qualquer posição neste momento. Existem 2 pontos a controlar: os 8,80 e a LTA de curto prazo, neste momento nos 8,17 (pode estar a ser formado um possível triângulo ascendente). A quebra de um destes pontos vai permitir definir o rumo, pelo menos no curto prazo.

Na próxima semana a PTC vai distribuir um gordo dividendo (1,35€ brutos). Eu nunca faço entradas por causa de dividendos. Para pequenos investidores não acho que faça sentido. No dia seguinte, a cotação abre descontando esse valor. Apenas abro posições com base nos gráficos e neste caso já defini as fronteiras.

Sem comentários: